Antônio José anuncia implantação do Brasil Profissionalizante em Picos


Na última terça-feira (01/12), durante a assinatura da ordem de serviço para pavimentação da avenida que dá acesso ao Campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), na cidade de Picos, foi anunciada a liberação pelo Governo Federal de uma verba no valor de 50 milhões de reais, que serão investidos no Programa Brasil Profissionalizante. “As melhorias acontecerão em todos os centros e escolas de ensino profissionalizante do estado”, disse o secretário de Educação Antonio José Medeiros.

O Brasil Profissionalizante é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo contemplar exclusivamente escolas Estaduais de Educação Profissional, no Estado do Piauí.As ações do programa dizem respeito à gestão, formação de professores e infra-estrutura.

O diretor da Unidade de Educação Tecnológica e Profissional da Seduc, professor Marcilio Gonçalves declara que o Plano Estadual de Educação Profissional (PAR do Brasil Profissionalizante) tem ações previstas até o ano de 2011, asseguradas no valor de R$ 151.433.000,00.

No Piauí, 24 escolas serão reformadas. “Em Picos a assinatura do convênio prevê a construção e reforma de Escolas Agrotécnicas”, informa Marcílio. A Rede de Educação Profissional do Estado do Piauí é composta atualmente por dezoito Centros Estaduais de Educação Profissional; três Centros Estaduais de Educação Profissional de Tempo Integral; treze Centros Agrotécnicos Estaduais de Educação Profissional; um Núcleo Estadual de Educação Profissional; Unidade Descentralizada de Educação Profissional à Distancia; treze EFA’s; dois anexos e dois Centros de Línguas.

A proposta inserida no Plano Estadual de Educação Profissional prevê ainda a revitalização de mais cinco escolas agrotécnicas, construção de mais cinco escolas agrotécnicas e quatro Centros Estaduais de Educação Profissional.

A Seduc garante o atendimento de Educação Profissional nas diversas possibilidades:

1. Ensino Médio Integrado – Ofertado exclusivamente àqueles que concluíram o ensino fundamental;

2. Subseqüente – Ofertado Exclusivamente àqueles que concluíram o ensino médio;

3. PROEJA Nível Médio – Ofertado à maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio;

4. PROEJA Nível Fundamental – Ofertado à maiores de 18 e menores de 29 que não concluíram o ensino fundamental;

5. ETEC - Subsequente à Distância;

6. Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores – Curso com duração de 180 à 360hs;

7. Projetos Específicos: (Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura Familiar, Técnico em Saúde Comunitária – Vinculados aos Movimento Sociais em parceria com o INCRA/PRONERA;

8. ETSUS – Escola Técnica do SUS – Atendendo toda à rede do SUS

Hoje são ofertados 26 cursos de nível médio, aglutinados em 7 Eixos Tecnológicos da Educação Profissional nos cursos de Agropecuária; Agricultura Familiar; Agroindústria; Hospedagem; Restaurante e Bar; Eventos; Informática; Suporte e Manutenção de Computadores; Redes Locais; Saúde Comunitária; Enfermagem; Análises Clínicas; Radiologia; Nutrição; Saúde Bucal; Meio Ambiente; Segurança do Trabalho; Comércio; Operações Administrativas; Contabilidade; Rádio e TV; Áudio e Vídeo; Propaganda; Geoprocessamento; Construção Civil e Mecânica de Automóveis.

Autor: Claudia bezerra
fonte:acesssepiaui.com.br
Post:A.Marcos


Nenhum comentário:

Postar um comentário